Pular para o conteúdo principal

Historia de vida do Marea Fivetech


História do Marea

A história do Fiat Marea (e dos compactos que lhe deram origem, Fiat Bravo e Brava) começou em 1991 na Europa, ainda com o Tempra em produção por lá. O Marea ganhava seus primeiros traços, com Mauro Basso desenhando o sedã e Antonio Piovano criando a station wagon Weekend. Estes esboços já denunciavam alguns traços definitivos no carro final, como as formas arredondadas, os faróis de perfil baixo, e as lanternas traseiras nascolunas, presentes na Weekend.Estavam trabalhando no carro os centros de estilo da própria Fiat e outros independentes italianos, entre eles o ItalDesign de Giorgetto Giugiaro. Após a definição das linhas, criadas em conjunto por todos estes estúdios, o carro era lançado na Europa em 1996. Neste ano já haviam sido feitos testes do veículo no Brasil, e seu lançamento no mercado brasileiro viria a ocorrer em Maio de 1998, tendo o Tempra ainda em produção até o fim daquele ano.O Brava só veio em 1999. Em 2002, o Fiat Stilo tirava o Brava (e o Bravo, na Europa) de linha, e era uma questão de tempo para que o Marea Weekend desse lugar à Stilo MultiWagon na Europa. O Brava durou pouco junto com o Stilo, e em 2003 já não era mais produzido no Brasil. O Marea e sua versão Weekend persistiam na linha de montagem (já com a adoção das novas lanternas triangulares no sedã). Também em 2002 a versão HLX passou a ser oferecida a opção de câmbio automático fornecido pela Aisin. De origem japonesa, era o mesmo câmbio da linha GM (Astra, Vectra, Meriva e Zafira) e de mesmo projeto do Toyota Corolla. A partir de do segundo semestre de 2003 a versão HLX passou a ser oferecido apenas com este câmbio e motor 2.4 20V, enquanto a ELX abandonava o motor 2.4 20V e passara a ser fornecida apenas com o motor 1.8 16V e câmbio manual.Em 2005, como modelo 2006, como tentativa de atrair seu público novamente, ganhou retoques estéticos, como molduras de faróis e grades cromadas, e o uso da tecnologia Bluetooth entre seus atrativos. Mas isso não bastou, e após julho de 2007 sobrou apenas a versão SX, com o motor 1.6 16V, com as outras versões mais potentes retiradas de linha.

No fim desse ano, restavam os últimos Marea e Marea Weekend, até que sumissem completamente das lojas, deixando apenas saudades do carro confortável e de bom desempenho (foi o carro mais potente do Brasil em sua versão Turbo) e até hoje é o carro mais rápido já fabricado no Brasil, citando como exemplo o tempo 0 a 100 em 7,2 segundos e velocidade máxima de 227 km/h.Foi o primeiro carro fabricado com motor 5 cilindros Five-Tech no Brasil. Posteriormente, o motor 2.4 20V foi utilizado também no Fiat Stilo Abarth.

Motores e versões


Foi oferecida uma vasta lista de motores e versões ao longo do tempo, sendo que cada versão tinha um certo motor.
Sedan
1998
Marea HLX 2.0 20V;
Marea ELX e Marea SX 2.0 20V*.

1999 - 2000
Marea HLX 2.0 20V;
Marea ELX e Marea SX 2.0 20V*;
Marea Turbo 2.0 20V.

2001 - 2004
Marea SX 1.8 16V;
Marea ELX 2.4 20V;
Marea HLX 2.4 20V;
Marea Turbo 2.0 20V.




2005 - jul/2007
Marea SX 1.6 16V;
Marea ELX 1.8 16V;
Marea HLX 2.4 20V;

Marea 2.0 20V Turbo.



2007 - fev/2008
Marea SX 1.6 16V.
Weekend
1998
Marea Weekend HLX 2.0 20V;
Marea Weekend HLX e Marea Weekend SX 2.0 20V*.

1999 - 2000
Marea Weekend HLX 2.0 20V;
Marea Weekend HLX e Marea Weekend SX 2.0 20V;
Marea Weekend Turbo 2.0 20V.

2001 - 2004
Marea Weekend SX 1.8 16V;
Marea Weekend ELX 2.4 20V;
Marea Weekend HLX 2.4 20V;
Marea Weekend Turbo 2.0 20V.

2005 - 2006
Marea Weekend SX 1.6 16V;
Marea Weekend ELX 1.8 16V;
Marea Weekend HLX 2.4 20V;
Marea Weekend 2.0 20V Turbo.



2006 - jul/2007
Marea Weekend SX 1.6 16V;
Marea Weekend ELX 1.8 16V;
Marea Weekend HLX 2.4 20V;
Marea Weekend 2.0 20V Turbo.


jul/2007 - fev/2008
Marea Weekend SX 1.6 16V.

Motores:
Todos estão em ordem de lançamento.

2.0 20V, 142 cv;
2.0 20V Turbo, 182 cv;
2.0 20V, 127 cv;
1.8 16V, 132 cv;
2.4 20V, 160 cv;
1.6 16V, 106 cv.
Versões x Motores
1998
SX e Weekend SX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual;
ELX e Weekend ELX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual;
HLX e Weekend HLX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual;
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

1999
SX e Weekend SX - 2.0 20V(127 cv), 5 Marchas, manual;
ELX e Weekend ELX - 2.0 20V(127 cv), 5 Marchas, manual;
HLX e Weekend HLX - 2.0 20V(127 cv), 5 Marchas, manual;
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2000
SX e Weekend SX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual;
ELX e Weekend ELX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual;
HLX e Weekend HLX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual;
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2001
SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
ELX e Weekend ELX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual;
HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual;
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2002
SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
ELX e Weekend ELX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual;
HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual/4 Marchas, automática;
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2003
SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
ELX e Weekend ELX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual;
HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática;
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2004
SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
ELX e Weekend ELX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática;
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2005
SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
ELX e Weekend ELX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática;
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2006
SX e Weekend SX - 1.6 16V, 5 Marchas, manual;
ELX e Weekend ELX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática;
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

2007 até Julho
SX e Weekend SX - 1.6 16V, 5 Marchas, manual;
ELX e Weekend ELX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática;
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.

Julho de 2007 até Fevereiro de 2008
SX e Weekend SX - 1.6 16V, 5 Marchas, manual.

Motores

O Marea, apesar das críticas sobre sua confiança, sempre obteve destaque em seu desempenho, desde a versão mais fraca até a exclusiva - e cultuada - versão Turbo. Lançado inicialmente com o motor de cinco cilindros Five Tech 2.0 20V, com 18,1 m.kgf e 142cv, então novidade no Brasil. Fora bastante elogiado pelo desempenho saudável que disponha, mas criticado pela falta de torque em baixas rotações. Junto com o 2.0, fora lançado o mítico motor Turbo. Baseado no motor inicial, mas com algumas modificações para ficar adequado as novas características (27 m.kgf; 182cv). Como o 2.0 normal, sofrera do mesmo mal: falta de torque em baixas rotações, mas a partir de 2.700 rpm, como relatado, sempre houve um surto de potência, tendo um crescimento disparado de velocidade e aceleração, com o característico assobio da turbina quando em operação. Como na época em que fora lançado, o imposto era por potência específica, o 2.0 sofrera uma redução de potência, de 142 para 127cv. O torque também sofrera uma discreta perda (18,1 para 17,9 m.kgf), numa manobra para baratear o imposto. Em agosto de 2001, o Marea recebera uma remodelação traseira, acompanhada de novos motores, o 1.8 16V (16,7 m.kgf; 132cv) que equipava o Fiat Brava HGT e um exuberante 2.4 20V (21,0 m.kgf; 160cv), o último, bastante tecnológico, disponibilizava 95% de seu torque a baixos 1.500 rpm, aumentando ainda mais o desempenho. Em fins de 2005, com baixas vendas, era lançada a versão 1.6 16V (15,6 m.kgf; 106cv), já usado no Palio. Apesar da baixa cilindrada, dava um bom desempenho. Com esse lançamento, cada versão tinha um respectivo motor (SX - 1.6 16V; ELX - 1.8 16V; HLX - 2.4 20V; Turbo - 2.0 20V Turbo). No último ano de fabricação (2007), era vendida apenas a versão SX.



Como tudo não são flores, o marea passou a ser um carro "Bomba", pela alta tecnologia que seu motor possui, ninguém consegue cuidar desta maquina como ela merece, ai aparecem os problemas.


Ha rumores de que o línea apareceu para substitui-lo junto ao stilo.

Referencia : 
http://www.autoentusiastasclassic.com.br/2014/03/os-10-mais-lendarios-motores-todos-os.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Honda Civic Si Até hoje considerado um dos melhores carros já produzidos no Brasil, o sedã esportivo é uma boa opção para quem quer diversão para toda a família O Civic Si foi lançado no país em 2007 com o título de carro mais potente fabricado no Brasil — posto perdido poucos dias depois para o Golf GTI, seu principal concorrente, graças a um artifício da VW: adiantar o ponto de ignição ao ser utilizada gasolina premium, o que elevava a potência de 180 para 193 cavalos, um a mais que o Si. Mais do que isso, o sedã esportivo da Honda foi considerado o melhor modelo feito nacionalmente na época, superando o rival no comparativo realizado por QUATRO RODAS em abril daquele ano. Ele chegou por (hoje baratos) R$ 99.500, preço que cairia para R$ 96.965 dois anos depois por conta da redução de IPI promovida pelo Governo. Em relação às configurações mais simples do Civic, o Si tem visual até que discreto para um esportivo nato. A grade, além de ser pintada da cor do veículo (pa
HISTÓRIA DE DESPEDIDA - CHEVROLET VECTRA No início da década de 90, os recém-chegados importados, mais luxuosos, começavam a tirar compradores dos nossos sedãs top de linha. Volkswagen Santana, Ford Versailles, Chevrolet Monza e Omega e Fiat Tempra, os dois últimos lançados em 1992, eram ameaçados por modelos como Renault 21, Peugeot 505 e 605, Citroën BX e XM, BMW Série 3, Mercedes 190E e Audi 80. A maioria nem tão moderna, já naquela época. As quatro montadoras do país tentaram enfrentar a nova concorrência oferecendo equipamentos tecnológicos como freios ABS e CD Player, novidades naquela época. A General Motors oferecia painel digital, porta-luvas refrigerado, vidros elétricos com sistema antiesmagamento e computador de bordo no Omega. Ainda não era suficiente. Então, a General Motors continuou se mexendo e apresentou, em setembro de 1993, o Chevrolet Vectra. Para lançá-lo rapidamente, importou 35% de peças, como os painéis da carroceria, e as montou em São Ca